Principais dúvidas sobre a hipnoterapia
- Bianca Madureira
- 21 de jan.
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de jan.

Como a hipnoterapia é uma terapia recente, muitas dúvidas há a respeito dessse tema. Portanto, esse texto serve para esclarecer algumas destas dúvidas.
1) Vou dormir ou ficar inconsciente?
Não, hipnose nada tem a ver com o sono, afinal se você dormir nada irá acontecer. O encontro é dinâmico, e você fica consciente o tempo todo. Inclusive, se o paciente estiver com sono, o encontro não é realizado.
2) Qualquer pessoa pode ser hipnotizada?
Sim, todas as pessoas com o estado cognitivo funcionando 100% podem ser guiadas no processo de hipnose, que é um fenômeno natural da mente humana, ou seja, neurofisiológico.
3) O hipnoterapeuta estará me controlando?
Não, a hipnoterapeuta é o sua guia e você estará no controle, seguindo as instruções e sugestões da hipnoterapeuta.
4) Eu perco o controle da minha mente?
Não, você fica consciente o tempo todo, portanto está ciente de tudo o tempo inteiro.
5) Vou me lembrar de tudo?
Sim. Você estará consciente o tempo todo.
6) É preciso acreditar em hipnose para que o processo funcione?
Não, hipnose é um estado neurofisiológico, portanto independente de acreditar ou não, ele acontece. É tão natural como respirar.
7) É possível apagar lembranças?
Não. A mente não permite que haja deleção de informações, mas conseguimos ressignificar os eventos e neutralizamos as emoções negativas associadas a eles. Haverá apenas uma nova interpretação dos fatos.
8) Posso ficar preso na hipnose e não voltar?
Não, você está sempre no controle, não tem como ficar preso dentro de si mesmo.
9) Tenho medo de reviver momentos traumáticos. Isso pode acontecer?
Esse medo não faz sentido, porque o momento já está dentro da sua mente e não tem como fugir de você mesmo. Você já sofre as consequências dos momentos traumáticos que viveu na vida. Portanto, a hipnoterapia pode te libertar dos sintomas que você vem enfretando decorrente desses momentos.
10) Posso revelar meus segredos?
Não, você estará no controle de suas escolhas e decidirá seguir ou não as sugestões da hipnoterapeuta. Porém, todo processo terapêutico para ser eficaz é importante que o terapeuta saiba o que aconteceu para te guiar da melhor forma.
11) É perigoso?
Não há riscos em ser hipnotizado. A hipnose é uma ferramenta utilizada em outras áreas da saúde, como a medicina e odontologia para tratamento de dor, em preparo

